dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    
Girassol      
Cuidados com girassol começam no plantio
Cultura exige preocupações com época de semeadura, adaptação de máquinas, pragas, doenças, adubação e espaçamento
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
08/05/2012

A cultura do girassol vem ganhando importância na agricultura brasileira para a produção de diversos derivados, como o próprio biodiesel. Para que os produtores desses grãos obtenham sucesso, é preciso investir em boas práticas de manejo, como cuidados com espaçamento, doenças e ainda com as máquinas na hora da colheita. No entanto, todos os cuidados começam com a época do plantio. Segundo César de Castro, pesquisador da Embrapa Soja, a melhor época de plantio para a cultura do girassol depende de em qual região do Brasil ele será cultivado. Ele afirma que, de modo geral, ele é cultivado no Cerrado brasileiro. Nesse caso, a melhor época de plantio começa no final de fevereiro e termina no final de março.

 

—Antes da adubação, o produtor precisa estar atento às máquinas que farão a semeadura. As sementes de girassol têm um formato bem diferente do formato da soja, por exemplo. Então, os cuidados com a semeadura podem ser o principal passo tomado pelo produtor — conta o pesquisador.

De acordo com ele, o agricultor precisa plantar em torno de 40 a 45 mil plantas por hectare. Já a adubação na cultura do girassol, costuma exigir menos. Além disso, como esse plantio é feito durante a safrinha, aproveita-se os resíduos de adubação das outras culturas.
 
— De um modo geral, usa-se em torno de 40kg e 60kg de nitrogênio e fósforo. É uma adubação simples para, no mínimo, repor os nutrientes retirados pela cultura do girassol. Já o espaçamento mais adequado, varia em função do equipamento do agricultor. No entanto, ele pode ser cultivado com espaçamento desde 45cm até 90cm. Os melhores espaçamentos estão dentro de 50cm a 70cm — orienta Castro.

No início da semeadura, algumas pragas como as lagartas e as vaquinhas podem afetar a cultura, como explica o pesquisador. Ele afirma que, nas plantas adultas, os percevejos são as principais pragas. Já as doenças que afetam essa cultura são a alternária e o mofo branco. Para lidar com o problema, o que se costuma fazer é cultivar em épocas menos propícias ao surgimento dessas doenças.

— De modo geral, o agricultor não tem muito o que fazer quando esse problema surge na cultura porque não existem produtos registrados para que ele possa fazer qualquer operação sem que esteja infringindo a lei — conta Castro.

Já a colheita, para ele, é um período delicado tendo em vista que, quando mal feita, pode-se perder muito. Ele diz que o produtor deve tomar alguns cuidados com a colhedora como em relação à abertura do côncavo e à ventilação, para que os grãos não sejam perdidos. Outra preocupação é se o agricultor possui uma plataforma especial para o girassol ou se utilizará a mesma plataforma, optando por fazer modificações na plataforma de milho com adaptações para colher girassol.

— Quando a lavoura já está no final do ciclo, com 14% a 20% de umidade, é quando o agricultor vai entrar para fazer essa colheita. Como isso ocorre de modo geral na safrinha, se o produtor passar desse período, vai colher muito seco, o que pode trazer alguns problemas — explica.

Já em relação ao mercado, Castro afirma ser bom. Ele diz que o Brasil ainda importa grãos de girassol. Por isso, consequentemente, a cultura do girassol é uma cultura que possui bom preço de mercado.  

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Soja através do número (43) 3371-6000.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Biodiesel
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada